quinta-feira, 31 de outubro de 2013

MISSA SOLENE DE INVESTIDURA DOS NOVOS CAVALEIROS E DAMA DA ORDEM DO SANTO SEPULCRO NA IGREJA NOSSA SENHORA DO OUTEIRO DA GLÓRIA

FOTOS: MARCELO BORGONGINO

IGREJA  NOSSA SENHORA DO OUTEIRO DA GLÓRIA,

              ARCEBISPO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, DOM ORANI TEMPESTA ,

          NOVOS CAVALEIROS DA ORDEM DO SANTO SEPÚLCRO,

DAMA  DA ORDEM DO SANTO SEPÚLCRO, RITA DE SÁ FREIRE COM ISIS PENIDO,

AO LADO DE MONSENHOR SÉRGIO COSTA COUTO, RITA DE SÁ FREIRE FAZ O JURAMENTO PARA ORDEM,

CARLOS ROBERTO OSÓRIO FAZ JURAMENTO PARA ORDEM DO SANTO SEPÚLCRO,

    PAULO PENIDO FILHO COLOCA COLAR DA ORDEM EM RITA DE SÁ FREIRE, 


        ESPADA E JURAMENTO- DOM ORANI TEMPESTA  DÁ POSSE AOS NOVOS CAVALEIROS,  CARLOS ROBERTO OSÓRIO, ADILIO MARQUES, ARI MOUTINHO , ROMAN LUIZ, NEWTON VIEIRA E MONSENHOR SÉRGIO COSTA COUTO,



            ARISTÓTELES DRUMMOND,

            VISÃO GERAL,

DOM ORANI ABENÇOA OS NOVOS CAVALEIROS AO LADO DE ISIS PENIDO,

              KAREN KELDANI CANTA NA VISITA DA NOSSA SENHORA DA PALESTINA,


NOSSA SENHORA DA PALESTINA,

             RITOS FINAIS,

                      DOM ORANI TEMPESTA ENTRE AS DAMAS RITA DE SÁ FREIRE E ISIS PENIDO,

  CARLOS ROBERTO OSÓRIO COM  O DIPLOMA DA ORDEM  E A FAMÍLIA , O IRMÃO EDUARDO E A CUNHADA ANA , ANA LUIZA E A TIA ZEZÉ- MARIA JOSÉ OSÓRIO,

 PROVEDORA DO OUTEIRO DA GLÓRIA , CAROL MURTA RIBEIRO RECEBE A COLUNISTA DO JORNAL "TESTEMUNHO DE FÉ" SUELLY VASCONCELLOS,

                     GILSON E DARA DE ARAÚJO,

ISIS PENIDO E O FILHO PAULO,

                   PROVEDOR DA IGRREJA DE NOSSA SENHORA DO OUTEIRO DA GLÓRIA, JOSÉ CARLOS MURTA RIBEIRO E O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE TRANSPORTES CARLOS ROBERTO OSÓRIO,

             LUCINO DORIZZI E CELSO PEDROSA,

                               RAQUEL E MARCELO SUSINI,

          PAULO PENIDO FILHO , FERNANDO E AUGUSTO DE SÁ FREIRE,

              RITA DE SA FREIRE E ISIS PENIDO APRESENTAM AS MEDALHAS DA ORDEM DO SANTO SEPÚLCRO,


                                    BOLO COM O SÍMBOLO DA ORDEM DO SANTO SEPULCRO,

                           ZULEIDE E BERNARDO CABRAL,

                                SHEILA AGUIAR E PAULO ELIAS,

          DAMA DO SANTO SEPULCRO, RITA  E O MARIDO  AUGUSTO DE SÁ FREIRE AO LADO DA IMAGEM DE NOSSA SENHORA DA GLÓRIA E DO MENINO JESUS.

Dia 30 de outubro na Igreja de Nossa Senhora do Outeiro da Glória foi realizada a Missa Solene de Investidura dos novos Cavaleiros e Dama da Ordem do Santo Sepúlcro. 

A cerimônia  realizada pelo Arcebispo da Cidade do  Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta , com a colaboração de Isis Penido.
O evento contou com a participação da Nossa Senhora da  Palestina ; durante a entrada da Santa na Igreja a  cantora karen Keldani  interpretou 3 canções .
O ex-senador Bernardo Cabral chegou acompanhado da mulher Zuleide para participar do evento como cavaleiro da Ordem .

Os 7 novos membros são:
Carlos Roberto Osório, Adílio Jorge Marques, Ari Moutinho, Newton Vieira, Ramon Luiz , Mons. Sérgio Costa Couto e a Dama da Ordem , Rita de Sá Freire.

A Ordem Equestre do Santo Sepúlcro é uma associação Internacional de fiéis sob a administração da Santa Sé. A Ordem é dotada de personalidade jurídica canônica . É reconhecida na França pela grande chancelaria da " Legion d`Honneur".

O Papa Leão XIII autoriza que as damas assim condecoradas sejam chamadas de Damas do Santo Sepúlcro.
Rita Sá Freire é escritora , Bióloga  e administradora de empresas e foi a única mulher em décadas à  receber o Título da Ordem
Após a cerimônia foi servido  coquetel  assinado pelo  Buffet de Éder Meneghine ,com o bolo da grife Eliane Sampaio.

3 comentários :

  1. Festa belíssima , Parabéns pela maravilhosa cerimônia de Dom Orani , Isis Penido e aos novos Cavaleiros e Dama da Ordem do Santo Sepulcro.
    Marcel Aquino

    ResponderExcluir
  2. Amados irmãos em CRISTO e Maria! Quero compartilhar com vocês mais uma graça a mim concedida por DEUS:No dia em que comemoramos a Festa de Nossa Senhora da Palestina, 30/10/2013, em conjunto com sete Cavaleiros, fui investida no grau de DAMA na PONTIFÍCIA ORDEM EQUESTRE DO SANTO SEPULCRO DE JERUSALÉM, Lugar-Tenência Rio de Janeiro– Brasil. A cerimônia de Investidura ocorreu por meio de Santa Missa Solene, presidida por Dom Orani João Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro e Grão-Prior da Ordem, na Igreja Nossa Senhora do Outeiro da Glória ou Imperial Igreja de Nossa Senhora da Glória do Outeiro. A Igreja é considerada uma das jóias da arquitetura colonial do Brasil e um dos mais característicos monumentos da cidade do Rio de Janeiro. Localizada no Outeiro da Glória, outrora chamada "Morro do Leripe" ou "Uruçumirim", apresentava-se abrupto sobre o mar e era o local, descrito por Mem de Sá, onde se encontrava a "fortaleza de biroaçumirim...com muitos franceses e artilharia." É um dos locais mais importantes na historiografia carioca. Primeiro, porque foi aí, com a vitória dos portugueses, que se firmou o domínio luso na cidade; depois, porque foi neste solo que caiu ferido mortalmente seu fundador Estácio de Sá. A igreja do Outeiro da Glória também é o lugar onde foram batizados todos os membros da Família Imperial brasileira.
    A Ordem de Cavalaria do Santo Sepulcro de Jerusalém, uma das mais importantes e antigas instituições da Igreja Católica, foi fundada, há cerca de nove séculos, durante a Primeira Cruzada, por Godofredo de Bulhões, nobre e militar francês, intitulado o "Defensor do Santo Sepulcro", para garantir a defesa do Reino Latino de Jerusalém. Sua função é servir como Guarda de Honra do Santo Sepulcro de Nosso Senhor, em Jerusalém, o local onde Jesus Cristo foi sepultado após sua crucificação. As pessoas escolhidas são as damas e cavaleiros da Ordem que tem a especial missão de assistir a Igreja na Terra Santa, proteger o túmulo de Cristo e estimular a prática da vida cristã no mundo, através de seu testemunho de fé e de solidariedade. Trata-se de uma das mais importantes missões da Igreja Católica e a escolha dos membros é aprovada por uma Comissão do Vaticano. A Ordem Pontifícia do Santo Sepulcro de Jerusalém é uma das duas únicas Ordens de Cavalaria reconhecidas pela Santa Sé, que garante a legitimidade histórica e jurídica, sua finalidade e sistemas de organização. Seus membros são obedientes às regras da Santa Igreja Católica e estão em absoluta fidelidade ao Santo Padre. A Ordem tem natureza e objetivos estritamente religiosos e caritativos. A Ordem de Cavalaria do Santo Sepulcro de Jerusalém é a única instituição secular do Vaticano encarregada de prover as necessidades do Patriarcado Latino de Jerusalém e de todas as atividades e iniciativas para apoiar e defender a presença Cristã na Terra Santa. As contribuições feitas pelos seus membros são, por isso, o principal recurso de financiamento das instituições do Patriarcado.
    Um dos objetivos principais da Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém é fortalecer, nos seus membros, a prática de uma vida Cristã, em absoluta fidelidade ao Sumo Pontífice e de acordo com os ensinamentos da Igreja, observando os princípios da caridade que tornam a Ordem, no meio fundamental de assistência na Terra Santa.
    Agradeço, em especial, o Revmo. Dom Orani João Tempesta, Arcebispo Metropolitano da Cidade do Rio de Janeiro, Grão-Prior da Ordem no Rio de Janeiro; ao Exmo Sr. Dr. Gustavo Miguez de Mello, Lugar-Tenente da Ordem no Rio de Janeiro; à Dama Exma Sra. Isis Penido, ao Exmo Sr. Dr. Ricardo Moderno, Chanceler da Ordem e ao Cavaleiro Exmo. Sr. Luiz Carlos Joaquim.
    Caríssimos, ter sido escolhida para participar de tão egrégia Ordem é uma honra que deposito aos pés da Virgem Maria, a Senhora e Rainha da minha vida! Obrigada, Senhor Jesus! Abraços em CRISTO e Maria! Rita de Sá Freire Dama da Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite ! Sou de Brasília, servidor publico federal, católico, casado. Gostaria de saber como faço para participar de tão augusta Ordem. No aguardo.

    Hudson
    hp.caminho@gmail.com

    ResponderExcluir