sexta-feira, 13 de outubro de 2017

PREFEITO E PRIMEIRA-DAMA DO RIO SÃO REPRESENTADOS NO 2º CONGRESSO BRASILEIRO DE PESSOAS COM NANISMO - fotos Cadu Ferreira

                            Eliana Ovalle discursa e fala sobre os projetos da prefeitura,


                                 Eliana Ovalle e Georgiana Guinle entre os convidados,


O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, e a primeira-dama, Sylvia Jane Crivella, ambos em viagem oficial nos Emirados Árabes,foram representados nesta sexta-feira (13/10), no 2º Congresso Brasileiro de Pessoas com Nanismo, no Museu do Amanhã, pelo subsecretário municipal da Pessoa com Deficiência, Geraldo Nogueira, e pela psicóloga Eliana Ovalle, que comentou sobre o evento e falou do projeto social idealizado e coordenado pela primeira-dama “Transformando meu quadrado”.
- É um privilégio participar de um encontro tão importante em defesa das pessoas com nanismo, tema sobre o qual a primeira-dama tem um olhar muito sensível. Foi aqui neste mesmo local que lançamos, no início deste ano, o projeto “Transformando meu quadrado”, de apoio a crianças, jovens e mulheres em situação de vulnerabilidade e que visa estimular gestos de solidariedade - ressaltou.
O encontro, que aconteceu nesta sexta-feira no Museu do Amanhã, na Praça Mauá, e ocorrerá nesse sábado (14/09) noMemorial Municipal Getúlio Vargas, na Glória, marca a criação da Lei nº 13.472, que estabelece o dia 25 de outubro como o Dia Nacional de Combate ao Preconceito a Pessoa com Nanismo, e é comandado pela presidente e advogada da Associação de Nanismo do Estado do Rio de Janeiro (ANAERJ), Kenia Maria Rio.
O debate sobre essa deficiência é essencial para tornar visível as políticas públicas e, assim, melhorar a qualidade de vida dessas pessoas que lutam para ultrapassar as barreiras sociais, culturais, científicas, mas, sobretudo, as barreiras reais do preconceito – afirmou.
Além do subsecretário Geraldo Nogueira, que também criticou o preconceito em relação ao nanismo,  estavam presentes a escritora Georgiana Guinle, representando também a primeira-dama, e os  médicos geneticistas Juan Clinton llerena Junior e Dafne Dain Gandelman Horovitz, o ortopedista Rodrigo Mota Pacheco Fernandes, a neurocirurgiã Flávia Alves,  a nutricionista Mirella Rosa e o educador físico Ronny Rocha. Todos os especialistas deram palestra sobre o nanismo, cada qual com foco em suas áreas.
Nesse sábado (14/10), último dia do evento, será realizado um grande desfile de moda, com a participação de adultos e crianças com a deficiência. Está previsto ainda um bate-papo com a atriz Juliana Caldas e um Stand Up do ator Leonardo Reis (Gigante Léo), no Memorial Municipal Getúlio Vargas.

Um comentário :